Erradicação da Pobreza

Erradicar a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares.

736 milhões

736 milhões de pessoas ainda vivem em pobreza extrema.

10%

10% da população mundial vive em pobreza extrema, contra 36% em 1990.
1,3 biliões
Cerca de 1,3 biliões de pessoas vivem com alguma forma de pobreza multidimensional.
50%
Metade de todas as pessoas que vivem em situação de pobreza tem menos de 18 anos.
1 em 10
Uma pessoa em cada 10 é extremamente pobre.
80%
80% das pessoas que vivem com menos de 1,90$ norte americanos vivem na Ásia Meridional e África Subsariana.

Erradicar a pobreza em todas as suas formas continua a ser um dos principais desafios que a humanidade enfrenta. Enquanto o número de pessoas que vive em pobreza extrema caiu mais da metade entre 1990 e 2015 – de 1,9 biliões para 836 milhões – muitos ainda sofrem para satisfazer necessidades básicas.

 

A nível mundial, mais de 800 milhões de pessoas ainda vivem com menos de 1,25 dólares norte americanos por dia, muitos carecem de acesso a alimentos, água potável e saneamento adequados. O crescimento económico acelerado de países como China e Índia tiraram milhões de pessoas da pobreza, mas o progresso tem sido desigual. As mulheres estão mais sujeitas a viverem na pobreza do que os homens, devido a falta de acesso a trabalhos remunerados, educação e prosperidade.

 

O progresso também foi limitado em outras regiões, como o Sul da Ásia e a África Subsariana, que são responsáveis por 80 por cento das pessoas que vivem em pobreza extrema. Novas ameças que são o resultado da mudança do clima, dos conflitos e da insegurança alimentar significam que mais trabalho é necessário para tirar as pessoas da pobreza.

 

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são um compromisso ousado para finalizarmos o que começamos com os Objetivos de Desenvolvimento do Milénio para acabar com a pobreza em todas as suas formas e dimensões até 2030. Isso envolve um foco nos mais vulneráveis, aumentar o acesso básico a serviços, e apoiar comunidades afetadas por conflitos e desastres relacionados com clima.

i
Metas do Objetivo 1 Erradicar a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares
1.1 Até 2030, erradicar a pobreza extrema em todos os lugares, atualmente medida como pessoas que vivem com menos de 1,25$ norte americanos por dia.
1.2 Até 2030, reduzir pelo menos à metade a proporção de homens, mulheres e crianças, de todas as idades, que vivem na pobreza, em todas as suas dimensões, de acordo com as definições nacionais.
1.3 Implementar, em nível nacional, medidas e sistemas de proteção social apropriados, para todos, incluindo pisos, e até 2030 atingir a cobertura substancial dos pobres e vulneráveis.
1.4 Até 2030, garantir que todos os homens e mulheres, particularmente os pobres e vulneráveis, tenham direitos iguais aos recursos económicos, bem como acesso a serviços básicos, propriedade e controlo sobre a terra e outras formas de propriedade, herança, recursos naturais, novas tecnologias apropriadas e serviços financeiros, incluindo microfinanças.
1.5 Até 2030, construir a resiliência dos pobres e daqueles em situação de vulnerabilidade, e reduzir a exposição e vulnerabilidade destes a eventos extremos relacionados com o clima e outros choques e desastres económicos, sociais e ambientais.
1.a Garantir uma mobilização significativa de recursos a partir de uma variedade de fontes, inclusive por meio do reforço da cooperação para o desenvolvimento, de forma a proporcionar meios adequados e previsíveis para que os países em desenvolvimento, em particular os países de menor desenvolvimento relativo, implementem programas e políticas para acabar com a pobreza em todas as suas dimensões.
1.b Criar marcos políticos sólidos, em níveis nacional, regional e internacional, com base em estratégias de desenvolvimento a favor dos pobres e sensíveis a género, para apoiar investimentos acelerados nas ações de erradicação da pobreza.

Objetivos em ação

Flightradar24

Ano: 8º ano

Fonte do ícone: Flaticon

Flightradar24

Ano: 8º ano

Tipo: Link

Tema:

Geografia 8º ano

População e Povoamento

Mobilidade da população

Atividades Económicas

Serviços e turismo

Transportes e comunicações

Fonte do ícone: Flaticon