11. Sobre o clima como o resultado da influência dos diferentes elementos atmosféricos (pág. 103-109):
a) Caraterizar o estado de tempo para um determinado lugar e num dado momento.
b) Distinguir estado de tempo de clima.
c) Definir diferentes elementos de clima:
– Temperatura;
– Precipitação;
– Humidade;
– Nebulosidade;
– Insolação;
– Pressão atmosférica;
– Vento.
d) Identificar os diferentes fatores climáticos que influenciam os elementos do clima:
– Latitude;
– Continentalidade / proximidade do mar;
– Altitude;
– Orientação das vertentes;
– Correntes marítimas.
e) Identificar os instrumentos utilizados para medir e registar os elementos de clima e as respetivas unidades de quantificação.
f) Justificar a utilidade da previsão dos estados do tempo.
12. Sobre a variação diurna da temperatura (pág. —):
a) Descrever a variação diurna da temperatura em diferentes lugares da Terra, com base em gráficos.
c) Relacionar a variação diurna da temperatura com o movimento de rotação da Terra.
d) Relacionar o ângulo de incidência dos raios solares com a espessura da atmosfera a atravessar e com a superfície de incidência.
14. Sobre a variação da temperatura com a latitude (pág. 110-112 e 120-121):
a) Relacionar os círculos menores de referência com as zonas climáticas terrestres, identificando-as: zona quente ou intertropical; zonas temperadas dos hemisférios norte e sul e zonas frias dos hemisférios norte e sul.
c) Explicar os principais fatores que influenciam a variação espacial da temperatura.
15. Sobre a variação da temperatura em função do relevo (pág. 118):
c) Explicar a influência da exposição geográfica das vertentes na variação da temperatura (vertentes umbrias/sombrias de soalheiras).