Avaliações GEO7

Avaliação
i

O que se pretende avaliar (5º teste):

13. Sobre a variação anual da temperatura (pág. 108-113):

a) Descrever a variação anual da temperatura em lugares do hemisfério norte e do hemisfério sul.

c) Relacionar a variação anual da temperatura com o movimento de translação da Terra, enfatizando os solstícios de junho e dezembro e os equinócios de marco e setembro.

14. Sobre a variação da temperatura com a latitude (pág. 110-112 e 120-121):

a) Relacionar os círculos menores de referência com as zonas climáticas terrestres, identificando-as: zona quente ou intertropical; zonas temperadas dos hemisférios norte e sul e zonas frias dos hemisférios norte e sul.

b) Interpretar a distribuição das temperaturas médias à superfície da Terra a partir da leitura de mapas de isotérmicas.

c) Explicar os principais fatores que influenciam a variação espacial da temperatura.

15. Sobre a variação da temperatura em função do relevo (pág. 118):

a) Explicar a influência da altitude na variação da temperatura.

b) Definir gradiente térmico vertical.

c) Explicar a influência da exposição geográfica das vertentes na variação da temperatura (vertentes umbrias/sombrias de soalheiras).

17. Sobre a influência dos centros barométricos na variação da precipitação (pág. 114-115):

b) Distinguir centros de altas pressões (Anticiclones) de centros de baixas pressões (Depressões).

d) Explicar a circulação (vertical e horizontal) do ar nos centros de altas e de baixas pressões.

e) Identificar as características do estado do tempo associadas a cada centro de pressão.

21. Sobre a importância da representação gráfica da temperatura e precipitação na caraterização dos tipos de clima (pág. 108):

a) Definir gráfico termopluviométrico.

b) Interpretar os regimes térmico e pluviométrico a partir de um gráfico termopluviométrico.

22. Sobre as relações entre os tipos de clima e as diferentes formações vegetais nas regiões quentes, temperadas e frias (pág. 124-143):

a) Identificar os diferentes climas do mundo:

– Equatorial;

– Tropical húmido;

– Tropical seco;

– Desértico quente;

– Temperado mediterrâneo;

– Temperado marítimo;

– Temperado continental;

– Subpolar;

– Polar.

c) Localizar os diferentes tipos de clima do mundo.

d) Caraterizar as formações vegetais associadas a cada um dos climas do mundo:

– Floresta equatorial;

– Floresta tropical húmida;

– Savana e Estepe;

– Vegetação xerófila dos desertos quentes;

– Floresta mediterrânea;

– Floresta caducifólia;

– Pradaria;

– Floresta boreal de coníferas ou Taiga;

– Tundra.

Flightradar24

Ano: 8º ano

Tipo: Link

Tema:

Geografia 8º ano

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