Avaliações GEO7

Avaliação
i

O que se pretende avaliar (1º teste):

1. Sobre o objeto e o método da Geografia (pág. 10-17):

a) Reconhecer a Geografia como a ciência que estuda os territórios resultantes da inter-relação entre a natureza e as sociedades.

c) Identificar, no território, paisagens com diferentes graus de humanização.

d) Identificar as principais etapas de uma pesquisa em Geografia (observação, localização, descrição, explicação).

e) Identificar as principais fontes de informação utilizadas pelos geógrafos.

f) Distinguir observação direta de observação indireta.

2. Sobre as diferentes formas de representação da superfície terrestre (pág. 27-31):

a) Identificar diferentes formas de representação da superfície terrestre (mapas, globos, fotografias aéreas, imagens de satélite, ortofotomapas…), referindo as respetivas vantagens e desvantagens.

3. Sobre a diversidade de representações cartográficas (pág. 34-37 e 40-41):

a) Identificar os elementos fundamentais de um mapa (título, legenda, orientação, escala e fonte) descrevendo a informação fornecida por cada um desses elementos.

b) Definir escala.

c) Distinguir mapas com diferentes escalas, classificando-os em mapas de grande e de pequena escala.

d) Relacionar as diferentes escalas com o grau de pormenor e a área representada.

e) Distinguir mapas de base de mapas temáticos (físicos, políticos, demográficos, económicos…).

4. Sobre os diferentes tipos de projeções cartográficas (pág. 32-33):

a) Definir projeção cartográfica.

b) Identificar os principais tipos de projeção.

c) Reconhecer as distorções introduzidas por cada uma das projeções.

5. Sobre o conhecimento de escalas no cálculo de distâncias reais (pág. 38-43):

a) Converter escalas numéricas em escalas gráficas e vice-versa.

b) Calcular a distância real a partir da distância no mapa (através dos passos enumerados).

– 1º passo – colocar a fórmula;

– 2º passo – substituir a fórmula por valores;

– 3º passo – efetuar os cálculos;

– 4º passo – dar uma resposta.

c) Calcular a distância no mapa a partir da distância real (através dos passos enumerados).

Flightradar24

Ano: 8º ano

Tipo: Link

Tema:

Geografia 8º ano

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