13. Sobre a variação anual da temperatura (pág. 108-113):
a) Descrever a variação anual da temperatura em lugares do hemisfério norte e do hemisfério sul.
c) Relacionar a variação anual da temperatura com o movimento de translação da Terra, enfatizando os solstícios de junho e dezembro e os equinócios de marco e setembro.
14. Sobre a variação da temperatura com a latitude (pág. 110-112 e 120-121):
a) Relacionar os círculos menores de referência com as zonas climáticas terrestres, identificando-as: zona quente ou intertropical; zonas temperadas dos hemisférios norte e sul e zonas frias dos hemisférios norte e sul.
b) Interpretar a distribuição das temperaturas médias à superfície da Terra a partir da leitura de mapas de isotérmicas.
c) Explicar os principais fatores que influenciam a variação espacial da temperatura.
15. Sobre a variação da temperatura em função do relevo (pág. 118):
a) Explicar a influência da altitude na variação da temperatura.
b) Definir gradiente térmico vertical.
c) Explicar a influência da exposição geográfica das vertentes na variação da temperatura (vertentes umbrias/sombrias de soalheiras).
17. Sobre a influência dos centros barométricos na variação da precipitação (pág. 114-115):
b) Distinguir centros de altas pressões (Anticiclones) de centros de baixas pressões (Depressões).
d) Explicar a circulação (vertical e horizontal) do ar nos centros de altas e de baixas pressões.
e) Identificar as características do estado do tempo associadas a cada centro de pressão.
21. Sobre a importância da representação gráfica da temperatura e precipitação na caraterização dos tipos de clima (pág. 108):
a) Definir gráfico termopluviométrico.
b) Interpretar os regimes térmico e pluviométrico a partir de um gráfico termopluviométrico.
22. Sobre as relações entre os tipos de clima e as diferentes formações vegetais nas regiões quentes, temperadas e frias (pág. 124-143):
a) Identificar os diferentes climas do mundo:
– Equatorial;
– Tropical húmido;
– Tropical seco;
– Desértico quente;
– Temperado mediterrâneo;
– Temperado marítimo;
– Temperado continental;
– Subpolar;
– Polar.
c) Localizar os diferentes tipos de clima do mundo.
d) Caraterizar as formações vegetais associadas a cada um dos climas do mundo: