Avaliações GEO7

Avaliação
i

O que se pretende avaliar (2º teste):

3. Sobre a diversidade de representações cartográficas (pág. 34-37, 40-41):

a) Identificar os elementos fundamentais de um mapa (título, legenda, orientação, escala e fonte) descrevendo a informação fornecida por cada um desses elementos.

b) Definir escala.

c) Distinguir mapas com diferentes escalas, classificando-os em mapas de grande e de pequena escala.

d) Relacionar as diferentes escalas com o grau de pormenor e a área representada.

e) Distinguir mapas de base de mapas temáticos (físicos, políticos, demográficos, económicos…).

5. Sobre o conhecimento de escalas no cálculo de distâncias reais (pág. 38-43):

a) Converter escalas numéricas em escalas gráficas e vice-versa.

b) Calcular a distância real a partir da distância no mapa (através dos passos enumerados).

– 1º passo – colocar a fórmula;

– 2º passo – substituir a fórmula por valores;

– 3º passo – efetuar os cálculos;

– 4º passo – dar uma resposta.

c) Calcular a distância no mapa a partir da distância real (através dos passos enumerados).

6. Sobre a importância dos processos de orientação na localização relativa (pág. 52-59):

a) Basear-se nos rumos da rosa-dos-ventos (pontos cardeais, colaterais e intermédios através de siglas ou por extenso) para a localização relativa dos lugares.

b) Orientar-se através do Sol, tendo por base o movimento diurno aparente do Sol.

c) Orientar-se através da Estrela Polar.

d) Orientar-se através da bússola, tendo em consideração o conceito de declinação magnética.