Avaliações GEO9 i Fonte: https://www.123rf.com/photo_21790139_-writing-hands-of-students-at-courseⒸ 123RF O que se pretende avaliar (3º teste): 8. Sobre os furacões e os tornados como riscos climáticos com consequências para o meio e a sociedade (pág. 102-105): a) Distinguir furacão de tornado.b) Descrever as caraterísticas meteorológicas essenciais à formação dos tornados.c) Localizar as áreas mais suscetíveis à formação e à afetação de tornados à escala planetária.d) Reconhecer a incidência de tornados no território continental português.e) Explicar as consequências da passagem dos dos tornados nos territórios.f) Identificar medidas de proteção antes e durante a passagem de tornados. 9. Sobre as secas como um risco climático com influência no meio e na sociedade (pág. 106-111): a) Distinguir seca meteorológica de hidrológica.b) Caraterizar as condições meteorológicas que estão na origem das secas.c) Localizar as áreas com maior suscetibilidade à ocorrência de secas, à escala planetária e em Portugal.d) Apontar as consequências das secas nos territórios.e) Reconhecer medidas de prevenção e controlo das secas. 16. Sobre a importância da Hidrosfera no sistema terrestre (pág. 152-160): a) Definir hidrosfera, referindo a sua importância para a vida.b) Relacionar a distribuição dos recursos hídricos com as condições climáticas, geomorfológicas, fluviais, límnicas e lagunares das áreas do globo.c) Relacionar o grau de desenvolvimento dos países com o maior ou menor consumo de água.d) Identificar as regiões do Globo com maior e menor Stress Hídrico.e) Inferir os efeitos da irregular disponibilidade de água nas atividades humanas e ambiente. 17. Sobre a influência da poluição da hidrosfera no meio e na sociedade (pág. 161-162): a) Identificar os principais fatores responsáveis pela degradação das águas continentais e marinhas.