Avaliações GEO9

Avaliação
i

O que se pretende avaliar (3º teste):

8. Sobre os furacões e os tornados como riscos climáticos com consequências para o meio e a sociedade (pág. 102-105):

a) Distinguir furacão de tornado.

b) Descrever as caraterísticas meteorológicas essenciais à formação dos tornados.

c) Localizar as áreas mais suscetíveis à formação e à afetação de tornados à escala planetária.

d) Reconhecer a incidência de tornados no território continental português.

e) Explicar as consequências da passagem dos dos tornados nos territórios.

f) Identificar medidas de proteção antes e durante a passagem de tornados.

9. Sobre as secas como um risco climático com influência no meio e na sociedade (pág. 106-111):

a) Distinguir seca meteorológica de hidrológica.

b) Caraterizar as condições meteorológicas que estão na origem das secas.

c) Localizar as áreas com maior suscetibilidade à ocorrência de secas, à escala planetária e em Portugal.

d) Apontar as consequências das secas nos territórios.

e) Reconhecer medidas de prevenção e controlo das secas.

16. Sobre a importância da Hidrosfera no sistema terrestre (pág. 152-160):

a) Definir hidrosfera, referindo a sua importância para a vida.

b) Relacionar a distribuição dos recursos hídricos com as condições climáticas, geomorfológicas, fluviais, límnicas e lagunares das áreas do globo.

c) Relacionar o grau de desenvolvimento dos países com o maior ou menor consumo de água.

d) Identificar as regiões do Globo com maior e menor Stress Hídrico.

e) Inferir os efeitos da irregular disponibilidade de água nas atividades humanas e ambiente.

17. Sobre a influência da poluição da hidrosfera no meio e na sociedade (pág. 161-162):

a) Identificar os principais fatores responsáveis pela degradação das águas continentais e marinhas.

Flightradar24

Ano: 8º ano

Tipo: Link

Tema:

Geografia 8º ano

População e Povoamento

Mobilidade da população

Atividades Económicas

Serviços e turismo

Transportes e comunicações

Fonte do ícone: Flaticon