3. Sobre o grau de desenvolvimento dos países com base em outros Indicadores Compostos para além do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) (pág. 30-39):
a) Referir e caracterizar para além do IDH, outros indicadores compostos utilizados na avaliação do grau de desenvolvimento dos países.
b) Explicar em que consiste o Índice de Desigualdade de Género (IDG) e o Índice de Pobreza Multidimensional (IPM).
c) Inferir a partir de indicadores compostos as disparidades de desenvolvimento às escalas internacional e intranacional.
4. Sobre os principais obstáculos naturais, históricos, políticos, económicos e sociais ao desenvolvimento dos países (pág. 40-57):
a) Identificar os principais obstáculos (naturais, históricos, políticos, económicos e sociais) ao desenvolvimento dos países.
b) Reconhecer as causas do desigual acesso ao emprego, saúde, educação e habitação e as suas consequências para o desenvolvimento das populações.
5. Sobre a estrutura do comércio mundial (pág. 58-71):
a) Distinguir balança comercial de termos de troca.
c) Explicar os fatores responsáveis pela degradação dos termos de troca.
d) Reconhecer a degradação dos termos de troca como um dos principais constrangimentos ao desenvolvimento.
6. Sobre as soluções que procuram atenuar os contrastes de desenvolvimento (pág. 72-95):
a) Conhecer diferentes tipos de ajuda ao desenvolvimento:
– Ajuda pública e ajuda privada;
– Ajuda humanitária e ajuda de emergência;
– Ajuda bilateral e ajuda multilateral.
b) Explicar sucessos e insucessos da ajuda ao desenvolvimento tendo em consideração as responsabilidades dos países doadores e as dos países recetores.
c) Localizar as principais áreas recetoras de ajuda ao desenvolvimento.
f) Reconhecer as vantagens da cooperação internacional na ajuda ao desenvolvimento.
7. Sobre os conceitos relacionados com a teoria do risco (pág. 99-100):
a) Distinguir suscetibilidade e vulnerabilidade de risco.
b) Distinguir risco de catástrofe.
c) Identificar diferentes riscos quanto às suas causas: naturais.
8. Sobre os furacões como riscos climáticos com consequências para o meio e a sociedade (pág. 101-105):
a) Distinguir furacão de tornado.
b) Descrever as caraterísticas meteorológicas essenciais à formação dos furacões.
c) Localizar as áreas mais suscetíveis à formação e à afetação de furacões à escala planetária.
e) Explicar as consequências da passagem dos furações e dos tornados nos territórios.
f) Identificar medidas de proteção antes e durante a passagem de furacões e tornados.