Avaliações GEO9

Avaliação
i

O que se pretende avaliar (1º teste):

1. Sobre os conceitos de crescimento económico e de desenvolvimento humano (pág. 07-23):

a) Definir Produto Interno Bruto (PIB) e Produto Nacional Bruto (PNB).

b) Distinguir crescimento económico de desenvolvimento humano.

c) Mencionar indicadores de desenvolvimento humano de várias naturezas:

– Demográficos;

– Sociais;

– Culturais;

– Económicos;

– Políticos;

– Ambientais.

d) Interpretar mapas de distribuição dos indicadores de crescimento económico e de desenvolvimento humano à escala global.

e) Comparar países com diferentes graus de desenvolvimento com base em indicadores de crescimento económico e de desenvolvimento humano.

f) Caraterizar e localizar os Países Produtores e Exportadores de Petróleo (OPEP), os Novos Países Industrializados (NPI), os BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) e os Países Menos Avançados (PMA).

2. Sobre o grau de desenvolvimento dos países com base no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) (pág. 24-29):

a) Caraterizar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

b) Interpretar a distribuição mundial de IDH relacionando-o com o grau de desenvolvimento dos países.

c) Mencionar as principais críticas à utilização do IDH.

3. Sobre o grau de desenvolvimento dos países com base em outros Indicadores Compostos para além do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) (pág. 30-39):

a) Referir e caracterizar para além do IDH, outros indicadores compostos utilizados na avaliação do grau de desenvolvimento dos países.

b) Explicar em que consiste o Índice de Desigualdade de Género (IDG) e o Índice de Pobreza Multidimensional (IPM).

c) Inferir a partir de indicadores compostos as disparidades de desenvolvimento às escalas internacional e intranacional.

Flightradar24

Ano: 8º ano

Tipo: Link

Tema:

Geografia 8º ano

População e Povoamento

Mobilidade da população

Atividades Económicas

Serviços e turismo

Transportes e comunicações

Fonte do ícone: Flaticon