Energia acessível e limpa

Garantir o acesso a fontes de energia fiáveis, sustentáveis e modernas para todos.

1 em 7
Uma em cada sete pessoas ainda não possui eletricidade e a maioria vive em áreas rurais do mundo em desenvolvimento.
60%
A energia é a principal responsável pelas mudanças climáticas, produz cerca de 60% dos gases com efeito estufa.
14%
Padrões de energia mais eficientes podem reduzir o consumo de eletricidade de edifícios e indústrias em 14%.
3 biliões
Mais de 40% da população mundial – 3 biliões – dependem de combustíveis poluentes e prejudiciais à saúde para cozinhar.
20%
Em 2015, mais de 20% da energia foi gerada através de fontes renováveis.
10,3 milhões
O setor de energia renovável empregou um recorde de 10,3 milhões de pessoas em 2017.

Entre 1990 e 2010 o número de pessoas com acesso à eletricidade cresceu 1,7 biliões e como a população global continua a crescer também crescerá a procura por energia barata. Uma economia global dependente de combustíveis fósseis e o aumento das emissões de CO² está promovendo drásticas mudanças no clima. E isso afeta diretamente todos os continentes.

 

Os esforços para promover o uso de energias limpas garantiram, segundo dados de 2011, que 20 por cento da energia consumida no planeta venha de fontes renováveis. Mas ainda uma em cada sete pessoas no planeta não tem acesso à eletricidade e como a procura continua a crescer há a necessidade de, substancialmente, aumentar a produção de energias renováveis em todo o planeta.

 

Garantir o acesso universal à energia e a um preço justo até 2030 significa investir em fontes de energia limpa como a energia solar, a energia eólica e a energia térmica. Adotar padrões de custos sustentáveis para uma vasta gama de tecnologia também pode reduzir o consumo global de energia em indústrias em 14 por cento. Isso significaria 1300 centrais elétricas a menos no planeta. Expandir a infraestrutura e modernizar a tecnologia para fornecer energia limpa em todos os países em desenvolvimento é um objetivo crucial para que o crescimento económico colabore com o meio ambiente.

i
Metas do Objetivo 7 Garantir o acesso a fontes de energia fiáveis, sustentáveis e modernas para todos
7.1 Até 2030, assegurar o acesso universal, de confiança, moderno e a preços acessíveis aos serviços de energia.
7.2 Até 2030, aumentar substancialmente a participação de energias renováveis na matriz energética global.
7.3 Até 2030, duplicar a taxa global de melhoria da eficiência energética.
7.a Até 2030, reforçar a cooperação internacional para facilitar o acesso à investigação e às tecnologias de energia limpa, incluindo energias renováveis, eficiência energética e tecnologias de combustíveis fósseis avançadas e mais limpas, e promover o investimento em infraestrutura de energia e em tecnologias de energia limpa.
7.b Até 2030, expandir a infraestrutura e modernizar a tecnologia para o fornecimento de serviços de energia modernos e sustentáveis para todos nos países em desenvolvimento, particularmente nos países menos desenvolvidos, nos pequenos Estados insulares em desenvolvimento e nos países em desenvolvimento sem litoral, de acordo com seus respetivos programas de apoio.

Objetivos em ação