Ficha 2 – Avaliar o desenvolvimento humano

1 – Observa os indicadores de desenvolvimento apresentados na tabela seguinte, referentes ao Relatório de Desenvolvimento Humano de 2019.

Países IDH Esperança média de vida Média de anos de escolaridade RNB per capita ($) Classificação do IDH
Arábia Saudita 0,857 75,0 9,7 49338  
Bélgica 0,919 81,5 11,8 43821  
Canadá 0,922 82,3 13,3 43602  
Gana 0,596 63,8 7,2 4099  
Japão 0,915 84,5 12,8 40799  
Mali 0,427 58,9 2,4 1995  
Arábia Saudita
IDH0,857
Esperança média de vida75,0
Média de anos de escolaridade9,7
RNB per capita ($)49338
Classificação do IDH 
Bélgica
IDH0,919
Esperança média de vida81,5
Média de anos de escolaridade11,8
RNB per capita ($)43821
Classificação do IDH 
Canadá
IDH0,922
Esperança média de vida82,3
Média de anos de escolaridade13,3
RNB per capita ($)43602
Classificação do IDH 
Gana
IDH0,596
Esperança média de vida63,8
Média de anos de escolaridade7,2
RNB per capita ($)4099
Classificação do IDH 
Japão
IDH0,915
Esperança média de vida84,5
Média de anos de escolaridade12,8
RNB per capita ($)40799
Classificação do IDH 
Mali
IDH0,427
Esperança média de vida58,9
Média de anos de escolaridade2,4
RNB per capita ($)1995
Classificação do IDH 

1.1 – Indica o continente onde se localiza cada país apresentado na tabela.

1.2 – Preenche a coluna vazia da tabela com a classificação de cada um dos países quanto ao seu nível de desenvolvimento.

1.3 – Identifica as três dimensões básicas que compõem  Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e associa-as aos indicadores simples apresentados na tabela.

1.4 – Indica o indicador de IDH que não consta na tabela.

1.5 – Refere o país que apresenta um maior nível de riqueza económica. Justifica a tua resposta.

2 – Assinala todas as afirmações que se relacionam com o Índice de Desigualdade de Género (IDG).

a) Indicador que cruza os dados do saneamento básico, alimentação e nível de escolaridade.

b) Um elevado valor deste índice significa uma elevada desigualdade entre mulheres e homens.

c) A dimensão do mercado de trabalho é medida pela percentagem de participação no parlamento.

d) Não contabiliza o trabalho doméstico não remunerado de muitas mulheres.

e) Medida composta que recorre a três dimensões: saúde reprodutiva, capacitação e mercado de trabalho.

f) Mede a taxa de mortalidade Materna.

3 – Lê com atenção a notícia que se segue:

Sanna Marin já é a primeira ministra mais jovem do mundo

O Parlamento da Finlândia aprovou esta terça-feira a nomeação de Sanna Marin para o cargo de primeira-ministra, tornando esta política social-democrata de 34 anos a mais jovem chefe de Governo do mundo.

3.1 – Refere o indicador composto utilizado na problemática abordada na notícia anterior.

3.2 – Explica de que forma este indicador pode ser útil na determinação do grau de desenvolvimento de um país.

4 – Observa a figura seguinte:

Distribuição IPM em 2014
i

Figura 1: Distribuição do Índice de Pobreza Multidimensional em 2019.

4.1 – Apresentas os contrastes mundiais na distribuição do Índice de Pobreza Multidimensional (IPM).

4.2 – Indica dois países da África Subsariana em que a população é considerada em situação de pobreza grave.

5 – Assinala a alínea correta para cada afirmação.

5.1 – A qualidade de vida é…

a) A maior ou menor autonomia e capacidade do ser humano adquirir os bens e serviços que lhe são indispensáveis.

b) A situação na qual o ser humano não vê asseguradas as suas necessidades físicas, intelectuais e espirituais.

c) A quantidade de bens e serviços de uma sociedade.

d) Ter acesso a inúmeros bens luxuosos.

5.2 – Quanto maior for o grau de desenvolvimento de um país…

a) Menor serão as despesas públicas com saúde.

b) Maior será a taxa de mortalidade infantil.

c) Menor será o índice global de paz.

d) Menor será a taxa de mortalidade materna.

Flightradar24

Ano: 8º ano

Fonte do ícone: Flaticon

Flightradar24

Ano: 8º ano

Tipo: Link

Tema:

Geografia 8º ano

População e Povoamento

Mobilidade da população

Atividades Económicas

Serviços e turismo

Transportes e comunicações

Fonte do ícone: Flaticon