Ficha 2 – Avaliar o desenvolvimento humano

1 – Observa os indicadores de desenvolvimento apresentados na tabela seguinte, referentes ao Relatório de Desenvolvimento Humano de 2019.

PaísesIDHEsperança média de vidaMédia de anos de escolaridadeRNB per capita ($)Classificação do IDH
Arábia Saudita0,85775,09,749338 
Bélgica0,91981,511,843821 
Canadá0,92282,313,343602 
Gana0,59663,87,24099 
Japão0,91584,512,840799 
Mali0,42758,92,41995 
Arábia Saudita
IDH0,857
Esperança média de vida75,0
Média de anos de escolaridade9,7
RNB per capita ($)49338
Classificação do IDH 
Bélgica
IDH0,919
Esperança média de vida81,5
Média de anos de escolaridade11,8
RNB per capita ($)43821
Classificação do IDH 
Canadá
IDH0,922
Esperança média de vida82,3
Média de anos de escolaridade13,3
RNB per capita ($)43602
Classificação do IDH 
Gana
IDH0,596
Esperança média de vida63,8
Média de anos de escolaridade7,2
RNB per capita ($)4099
Classificação do IDH 
Japão
IDH0,915
Esperança média de vida84,5
Média de anos de escolaridade12,8
RNB per capita ($)40799
Classificação do IDH 
Mali
IDH0,427
Esperança média de vida58,9
Média de anos de escolaridade2,4
RNB per capita ($)1995
Classificação do IDH 

1.1 – Indica o continente onde se localiza cada país apresentado na tabela.

1.2 – Preenche a coluna vazia da tabela com a classificação de cada um dos países quanto ao seu nível de desenvolvimento.

1.3 – Identifica as três dimensões básicas que compõem  Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e associa-as aos indicadores simples apresentados na tabela.

1.4 – Indica o indicador de IDH que não consta na tabela.

1.5 – Refere o país que apresenta um maior nível de riqueza económica. Justifica a tua resposta.

2 – Assinala todas as afirmações que se relacionam com o Índice de Desigualdade de Género (IDG).

a) Indicador que cruza os dados do saneamento básico, alimentação e nível de escolaridade.

b) Um elevado valor deste índice significa uma elevada desigualdade entre mulheres e homens.

c) A dimensão do mercado de trabalho é medida pela percentagem de participação no parlamento.

d) Não contabiliza o trabalho doméstico não remunerado de muitas mulheres.

e) Medida composta que recorre a três dimensões: saúde reprodutiva, capacitação e mercado de trabalho.

f) Mede a taxa de mortalidade Materna.

3 – Lê com atenção a notícia que se segue:

Sanna Marin já é a primeira ministra mais jovem do mundo

O Parlamento da Finlândia aprovou esta terça-feira a nomeação de Sanna Marin para o cargo de primeira-ministra, tornando esta política social-democrata de 34 anos a mais jovem chefe de Governo do mundo.

3.1 – Refere o indicador composto utilizado na problemática abordada na notícia anterior.

3.2 – Explica de que forma este indicador pode ser útil na determinação do grau de desenvolvimento de um país.

4 – Observa a figura seguinte:

Distribuição IPM em 2014
i

Figura 1: Distribuição do Índice de Pobreza Multidimensional em 2019.

4.1 – Apresentas os contrastes mundiais na distribuição do Índice de Pobreza Multidimensional (IPM).

4.2 – Indica dois países da África Subsariana em que a população é considerada em situação de pobreza grave.

5 – Assinala a alínea correta para cada afirmação.

5.1 – A qualidade de vida é…

a) A maior ou menor autonomia e capacidade do ser humano adquirir os bens e serviços que lhe são indispensáveis.

b) A situação na qual o ser humano não vê asseguradas as suas necessidades físicas, intelectuais e espirituais.

c) A quantidade de bens e serviços de uma sociedade.

d) Ter acesso a inúmeros bens luxuosos.

5.2 – Quanto maior for o grau de desenvolvimento de um país…

a) Menor serão as despesas públicas com saúde.

b) Maior será a taxa de mortalidade infantil.

c) Menor será o índice global de paz.

d) Menor será a taxa de mortalidade materna.

Flightradar24

Ano: 8º ano

Fonte do ícone: Flaticon

Flightradar24

Ano: 8º ano

Tipo: Link

Tema:

Geografia 8º ano

População e Povoamento

Mobilidade da população

Atividades Económicas

Serviços e turismo

Transportes e comunicações

Fonte do ícone: Flaticon