1 – Observa atentamente as figuras seguintes.
Ⓒ Pixabay Licence
Figura 1.
Ⓒ Buzzkenya
Figura 2.
Ⓒ Pixabay Licence
Figura 3.
Ⓒ Pixabay Licence
Figura 4.
Ⓒ Pixabay Licence
Figura 5.
Ⓒ Pixabay Licence
Figura 6.
1.1 – Faz uma legenda para cada uma das figuras.
Figura 2: Criança-soldado;
Figura 3: Agricultura tradicional;
Figura 4: Ensino/escola;
Figura 5: Catástrofe natural;
Figura 6: Hospital.
1.2 – Associa cada uma das figuras ao respetivo tipo de obstáculo de desenvolvimento.
Figura 2: Obstáculo político;
Figura 3: Obstáculo económico;
Figura 4: Obstáculo social;
Figura 5: Obstáculo natural;
Figura 6: Obstáculo social.
1.3 – Indica as figuras que ilustram obstáculos internos ao desenvolvimento.
2 – Classifica as seguintes afirmações como verdadeiras (V) ou falsas (F).
a) O imperialismo europeu, a prevalência dos valores e a dependência face às antigas colónias são exemplos de obstáculos políticos.
b) A estrutura económica frágil, assente no setor primário, a agricultura tradicional e a elevada dívida externa são exemplos de obstáculos económicos.
c) Os golpes de estado, os conflitos internos e a instabilidade que conduz, muitas vezes, as migrações forçadas são exemplos de obstáculos políticos.
d) O clima desfavorável, as catástrofes naturais e a maior frequência de fenómenos extremos e tempestades são exemplos de obstáculos sociais.
e) A urbanização descontrolada e muito rápida, a falta de cuidados básicos, a dificuldade no controlo de doenças, a dificuldade no acesso à educação são exemplos de obstáculos sociais.
Alínea b) - Verdadeiro;
Alínea c) - Verdadeiro;
Alínea d) - Falso;
Alínea e) - Verdadeiro.
2.1 – Corrige, sem ser pela negativa, todas as afirmações falsas.
Alínea d) - O clima desfavorável, as catástrofes naturais e a maior frequência de fenómenos extremos e tempestades são exemplos de obstáculos naturais.
3 – Lê com atenção as notícias que se seguem:
Documento 1 | Alterações climáticas mataram mais de 1200 pessoas na África Oriental e Austral
Estes números foram impulsionados pelos ciclones, inundações e deslizamentos de terra que abalaram países como Moçambique, Zimbabué, Maláui, Quénia, Sudão ou Somália explicou a organização Save The Children. Segundo a organização, as consequências das alterações climáticas terão levado a que, este ano, 33 milhões de pessoas na região sofressem de insegurança alimentar, estimando que 16 milhões destes sejam crianças (...).www.observador.pt, 02 de dezembro de 2020
Documento 2 | As heranças na África Austral
A pobreza, as desigualdades e o autoritarismo vêm dos regimes coloniais, porém foram prolongados pelos poderes pós-coloniais. Tudo se passa como se a maior parte destes poderes usassem os anteriores como modelos e os reproduzissem. É com base nessas semelhanças que se formaram novas pequenas camadas sociais ricas, muitas vezes assentes nos privilégios atribuídos pelos novos Estados, abusos de poder e acumulações delinquentes de capital (...).www.publico.pt, 15 de dezembro de 2019
3.1 – Para cada um dos documentos indica os obstáculos evidenciados bem como as suas consequências.
Obstáculos naturais - ciclones, inundações, deslizamentos de terras;
Consequências - insegurança alimentar.
Documento 2:
Obstáculos históricos/políticos - passado colonial/instabilidade política;
Consequências - pobreza, desigualdades, abusos de poder e acumulações delinquentes de capital.
3.2 – Refere os outros tipos de obstáculos que não foram mencionados na questão anterior.
3.3 – Indica duas consequências associadas ao conceito sublinhado no documento 1.
4 – Comenta a afirmação que se segue:
O trabalho infantil é sinónimo de um futuro hipotecado.
4.1 – Indica duas causas associadas aos elevados valores de trabalho infantil na África Subsariana.
5 – Assinala a alínea correta para cada afirmação.
5.1 – As atividades económicas de muitos Países Em Desenvolvimento centram-se…
a) No setor primário.
b) No setor do comércio.
c) No setor secundário e na sua crescente industrialização.
d) No setor terciário.
5.2 – Regimes não democráticos, o desrespeito pelos direitos humanos e a corrupção dos governos são exemplos de obstáculos…
a) Históricos.
b) Económicos.
c) Sociais.
d) Políticos.
5.3 – Os obstáculos sociais estão associados…
a) À dependência económica face aos países industrializados e às metropoles.
b) Ao elevado nível de escolaridade e endividamento externo.
c) À elevada natalidade, forte crescimento demográfico e criação de bairros degradados.
d) Ao pouco desenvolvimento tecnológico.