Ficha 1 – Obstáculos internos e externos ao desenvolvimento

1 – Observa atentamente as figuras seguintes.

Habitação.
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Figura 1.

Soldado.
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Figura 2.

Bufalo.
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Figura 3.

Escola.
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Figura 4.

Furacão.
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Figura 5.

Hospital.
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Figura 6.

1.1 – Faz uma legenda para cada uma das figuras.

1.2 – Associa cada uma das figuras ao respetivo tipo de obstáculo de desenvolvimento.

1.3 – Indica as figuras que ilustram obstáculos internos ao desenvolvimento.

2 – Classifica as seguintes afirmações como verdadeiras (V) ou falsas (F).

a) O imperialismo europeu, a prevalência dos valores e a dependência face às antigas colónias são exemplos de obstáculos políticos.

b) A estrutura económica frágil, assente no setor primário, a agricultura tradicional e a elevada dívida externa são exemplos de obstáculos económicos.

c) Os golpes de estado, os conflitos internos e a instabilidade que conduz, muitas vezes, as migrações forçadas são exemplos de obstáculos políticos.

d) O clima desfavorável, as catástrofes naturais e a maior frequência de fenómenos extremos e tempestades são exemplos de obstáculos sociais.

e) A urbanização descontrolada e muito rápida, a falta de cuidados básicos, a dificuldade no controlo de doenças, a dificuldade no acesso à educação são exemplos de obstáculos sociais.

2.1 – Corrige, sem ser pela negativa, todas as afirmações falsas.

3 – Lê com atenção as notícias que se seguem:

Documento 1 | Alterações climáticas mataram mais de 1200 pessoas na África Oriental e Austral

Estes números foram impulsionados pelos ciclones, inundações e deslizamentos de terra que abalaram países como Moçambique, Zimbabué, Maláui, Quénia, Sudão ou Somália explicou a organização Save The Children. Segundo a organização, as consequências das alterações climáticas terão levado a que, este ano, 33 milhões de pessoas na região sofressem de insegurança alimentar, estimando que 16 milhões destes sejam crianças (...).

www.observador.pt, 02 de dezembro de 2020

Documento 2 | As heranças na África Austral

A pobreza, as desigualdades e o autoritarismo vêm dos regimes coloniais, porém foram prolongados pelos poderes pós-coloniais. Tudo se passa como se a maior parte destes poderes usassem os anteriores como modelos e os reproduzissem. É com base nessas semelhanças que se formaram novas pequenas camadas sociais ricas, muitas vezes assentes nos privilégios atribuídos pelos novos Estados, abusos de poder e acumulações delinquentes de capital (...).

www.publico.pt, 15 de dezembro de 2019

3.1 – Para cada um dos documentos indica os obstáculos evidenciados bem como as suas consequências.

3.2 – Refere os outros tipos de obstáculos que não foram mencionados na questão anterior.

3.3 – Indica duas consequências associadas ao conceito sublinhado no documento 1.

4 – Comenta a afirmação que se segue:

O trabalho infantil é sinónimo de um futuro hipotecado.

4.1 – Indica duas causas associadas aos elevados valores de trabalho infantil na África Subsariana.

5 – Assinala a alínea correta para cada afirmação.

5.1 – As atividades económicas de muitos Países Em Desenvolvimento centram-se…

a) No setor primário.

b) No setor do comércio.

c) No setor secundário e na sua crescente industrialização.

d) No setor terciário.

5.2 – Regimes não democráticos, o desrespeito pelos direitos humanos e a corrupção dos governos são exemplos de obstáculos…

a) Históricos.

b) Económicos.

c) Sociais.

d) Políticos.

5.3 – Os obstáculos sociais estão associados…

a) À dependência económica face aos países industrializados e às metropoles.

b) Ao elevado nível de escolaridade e endividamento externo.

c) À elevada natalidade, forte crescimento demográfico e criação de bairros degradados.

d) Ao pouco desenvolvimento tecnológico.

Flightradar24

Ano: 8º ano

Tipo: Link

Tema:

Geografia 8º ano

População e Povoamento

Mobilidade da população

Atividades Económicas

Serviços e turismo

Transportes e comunicações

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