Ficha 2 – Os processos de orientação

1 – Uma das formas de orientação é a partir do Sol que, ao longo do dia, parece descrever um movimento.

1.1 – Explica em que consiste o movimento diurno aparente do Sol.

1.2 – Menciona um inconveniente da orientação pelo Sol.

1.3 – Que outros astros permitem a orientação em noites de céu limpo, nos Hemisférios Norte e Sul.

2 – Completa os espaços em branco das frases seguintes.

a) No início da primavera, quando o André se dirige, pela manhã, para a escola, o Sol nasceu à pouco tempo. Como o Sol fica nas suas costas, o André dirige-se para                 .

b) Ao entrar na escola, o André tem agora o Sol de frente, dirigindo-se, por isso, no sentido                 .

c) Ao meio-dia, ao dirigir-se para o campo de jogos, o André caminha de frente para o Sol. Está, por isso, a deslocar-se para                 .

d) Pouco depois, dirige-se para a cantina. Ao longo do trajeto o Sol fica atrás de si, pelo que está a deslocar-se no sentido                 .

e) No final da tarde, já durante o pôr do Sol, o André decide ir visitar um amigo. Ao longo do percurso, caminha de frente para o Sol, dirigindo-se por isso para                 .

3 – Observa atentamente as figuras 1 e 2.

 
i

Figura 1.

 
i

Figura 2.

3.1 – Identifica os processos de orientação presentes nas figuras 1 e 2.

3.2 – Indica a estrela  e a constelação que servem de principal referência para a orientação.

3.3 – Refere que ponto cardeal indica a estrela mencionada na questão anterior.

3.4 – Apresenta duas limitações que a orientação pelas estrelas apresenta.

3.5 – Explica como se determina a localização relativa dos lugares a partir do processo de orientação presente na figura 1.

Flightradar24

Ano: 8º ano

Fonte do ícone: Flaticon

Flightradar24

Ano: 8º ano

Tipo: Link

Tema:

Geografia 8º ano

População e Povoamento

Mobilidade da população

Atividades Económicas

Serviços e turismo

Transportes e comunicações

Fonte do ícone: Flaticon