1 – Uma das formas de orientação é a partir do Sol que, ao longo do dia, parece descrever um movimento.
1.1 – Explica em que consiste o movimento diurno aparente do Sol.
1.2 – Menciona um inconveniente da orientação pelo Sol.
1.3 – Que outros astros permitem a orientação em noites de céu limpo, nos Hemisférios Norte e Sul.
2 – Completa os espaços em branco das frases seguintes.
a) No início da primavera, quando o André se dirige, pela manhã, para a escola, o Sol nasceu à pouco tempo. Como o Sol fica nas suas costas, o André dirige-se para .
b) Ao entrar na escola, o André tem agora o Sol de frente, dirigindo-se, por isso, no sentido .
c) Ao meio-dia, ao dirigir-se para o campo de jogos, o André caminha de frente para o Sol. Está, por isso, a deslocar-se para .
d) Pouco depois, dirige-se para a cantina. Ao longo do trajeto o Sol fica atrás de si, pelo que está a deslocar-se no sentido .
e) No final da tarde, já durante o pôr do Sol, o André decide ir visitar um amigo. Ao longo do percurso, caminha de frente para o Sol, dirigindo-se por isso para .
b) Ao entrar na escola, o André tem agora o Sol de frente, dirigindo-se, por isso, no sentido este.
c) Ao meio-dia, ao dirigir-se para o campo de jogos, o André caminha de frente para o Sol. Está, por isso, a deslocar-se para sul.
d) Pouco depois, dirige-se para a cantina. Ao longo do trajeto o Sol fica atrás de si, pelo que está a deslocar-se no sentido norte.
e) No final da tarde, já durante o pôr do Sol, o André decide ir visitar um amigo. Ao longo do percurso, caminha de frente para o Sol, dirigindo-se por isso para oeste.
3 – Observa atentamente as figuras 1 e 2.
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Figura 1.
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Figura 2.
3.1 – Identifica os processos de orientação presentes nas figuras 1 e 2.
Na Figura 2 está presente a orientação pelas estrelas.
3.2 – Indica a estrela e a constelação que servem de principal referência para a orientação.
3.3 – Refere que ponto cardeal indica a estrela mencionada na questão anterior.
3.4 – Apresenta duas limitações que a orientação pelas estrelas apresenta.
3.5 – Explica como se determina a localização relativa dos lugares a partir do processo de orientação presente na figura 1.