1 – A Geografia fornece uma visão global e abrangente da superfície da terra.
1.1 – Define Geografia.
2 – Lê com atenção a notícia que se segue:
Um ano depois do Idai, Moçambique ainda espera que chegue ajuda
Mais de 3000 crianças moçambicanas com menos de cinco anos foram diagnosticadas com subnutrição aguda após as colheitas terem sido destruídas pelas cheias (...). Às enormes tempestades juntou-se a seca no Sul, que já dura à alguns anos. Estima-se que 1,6 milhões de pessoas em Moçambique não tenham alimentos suficientes. O Programa Alimentar Mundial das Nações Unidas diz que não consegue chegar a toda a gente que precisa: "Tivemos que reduzir as rações em 50% para os que não estão a viver em centros de realojamento, para poder dar assistência aos mais vulneráveis (...). A reconstrução das habitações e das infraestruturas destruídas é outro problema premente. A organização britânica Oxfam calcula (...) que 100 mil pessoas em Moçambique e no Zimbabwe vivam em casas meio destruídas ou em abrigos temporários. Estradas, rede de abastecimento de água e escolas ainda estão longe de estarem reparadas, o que torna difícil aceder a serviços fundamentais, ou voltar sequer ao trabalho.
O ciclone Idai foi tudo menos um desastre natural. Esta tragédia foi alimentada pela crise climática e acelerada pela pobreza, desigualdade e pelos falhanços dos governos nacionais e da comunidade internacional".www.publico.pt, 13 de março de 2020
2.1 – Retira da notícia as informações correspondentes a cada uma das fases do método de estudo da Geografia e completa a tabela seguinte de acordo com o exemplo dado.
Observação | Localização | Descrição | Explicação |
Moçambique e Zimbabwe | |||
Observação | |||
Localização | |||
Moçambique e Zimbabwe | |||
Descrição | |||
Explicação | |||
Observação | Localização | Descrição | Explicação |
Fome e subnutrição de milhões de crianças | Moçambique e Zimbabwe | 3000 crianças moçambicanas sofrem de subnutição aguda | Ocorrência do ciclone Idai e cheias |
Colheitas destruidas pelas cheias | Reconstrução de habitações e infraestruturas muito tardia e insuficiente | Crise climática agrava a pobreza e as desigualdades | |
Falta de habitações e infraestruturas várias | Estradas, redes de abastecimento de água e escolas ainda por reparar | Incapacidade governamental | |
Observação | |||
Fome e subnutrição de milhões de crianças | |||
Colheitas destruidas pelas cheias | |||
Falta de habitações e infraestruturas várias | |||
Localização | |||
Moçambique e Zimbabwe | |||
Descrição | |||
3000 crianças moçambicanas sofrem de subnutição aguda | |||
Reconstrução de habitações e infraestruturas muito tardia e insuficiente | |||
Estradas, redes de abastecimento de água e escolas ainda por reparar | |||
Explicação | |||
Ocorrência do ciclone Idai e cheias | |||
Crise climática agrava a pobreza e as desigualdades | |||
Incapacidade governamental |
2.2 – Identifica o tipo de observação a acabaste de realizar. Justifica a tua resposta.