Avaliações GEO-8

Avaliações GEO-8

 

i

O que se pretende avaliar:

1. Sobre a origem e o crescimento das cidades (pág. 79-87):

a) Explicar o processo de formação de uma área metropolitana e de uma megalópolis, localizando as principais megalópolis, a nível mundial.

b) Discutir as consequências do forte crescimento urbano em países com diferentes graus de desenvolvimento.

c) Mencionar possíveis soluções para os problemas das cidades.

d) Discutir a importância das cidades sustentáveis.

2. Sobre a organização morfofuncional das cidades (pág. 88-94):

a) Distinguir função urbana de área funcional.

b) Caraterizar as funções das cidades: residencial, comercial, industrial, político- administrativa, cultural, religiosa (...).

c) Caraterizar as principais áreas funcionais das cidades.

d) Relacionar o aparecimento de novas centralidades com o crescimento das cidades e a revitalização dos centros das cidades.

e) Caraterizar planta irregular, planta radioconcêntrica e planta ortogonal.

f) Relacionar as diferentes plantas com a evolução ou o planeamento das cidades.

3. Sobre a inter-relação entre o espaço rural e o urbano (pág. 95-96):

a) Descrever as diferenças entre modo de vida rural e modo de vida urbano.

b) Explicar as relações de interdependência e complementaridade que se estabelecem entre o espaço rural e o espaço urbano.

4. Sobre a importância dos fatores de identidade das populações no mundo contemporâneo (pág. 97-103):

a) Reconhecer os conceitos de cultura, etnia, língua, religião; técnicas, usos e costumes, aculturação, globalização, racismo, xenofobia e multiculturalismo.

b) Explicar de que forma a língua, a religião, os costumes, a organização social (...) são fatores de identidade cultural.

c) Relacionar o respeito dos direitos humanos com a construção de sociedades inclusivas.

d) Problematizar as consequências da globalização, tanto na unidade cultural como na afirmação da diversidade cultural mundial.

e) Refletir sobre a importância da construção de comunidades multiculturais inclusivas mas também culturalmente heterogéneas, em diferentes territórios.

5. Sobre a desigual distribuição dos recursos (pág. 111-118):

a) Distinguir recursos renováveis de recursos não renováveis, recorrendo a exemplos.

b) Explicar a importância dos diferentes tipos de recursos.

c) Interpretar a distribuição mundial dos recursos naturais.

6. Sobre as relações entre a distribuição e o consumo dos diferentes tipos de recursos (pág. 119-121):

a) Interpretar a relação entre a evolução da população e o consumo de recursos, numa perspetiva de desenvolvimento sustentável.

b) Explicar as causas do aumento do consumo dos recursos.

c) Discutir a relação entre áreas produtoras e consumidoras de recursos e o grau de desenvolvimento das mesmas.

d) Explicar os impactes decorrentes da exploração dos recursos naturais.

7. Sobre a repartição das atividades económicas em setores (pág. 122-123):

a) Diferenciar os sectores primário, secundário e terciário.

b) Distinguir população ativa de população inativa.

c) Relacionar a evolução da distribuição da população ativa por sectores de atividade em países com diferentes graus de desenvolvimento.