Avaliações GEO-7

Avaliações GEO-7

 

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O que se pretende avaliar:

1. Sobre o clima como o resultado da influência dos diferentes elementos atmosféricos (pág. 84-86):

a) Caraterizar o estado de tempo para um determinado lugar e num dado momento.

b) Distinguir estado de tempo de clima.

c) Definir diferentes elementos de clima:

- Temperatura;

- Precipitação;

- Humidade;

- Nebulosidade;

- Insolação;

- Pressão atmosférica;

- Vento.

d) Identificar os diferentes fatores climáticos que influenciam os elementos do clima:

- Latitude;

- Continentalidade (ou afastamento do mar) / proximidade do mar;

- Altitude;

- Orientação das vertentes;

- Correntes marítimas.

e) Identificar os instrumentos utilizados para medir e registar os elementos de clima e as respetivas unidades de quantificação.

f) Justificar a utilidade da previsão dos estados do tempo.

2. Sobre a variação diurna da temperatura (pág. 87):

a) Descrever a variação diurna da temperatura em diferentes lugares da Terra, com base em gráficos.

b) Reconhecer os conceitos de temperatura média diurna e a amplitude térmica diurna.

c) Relacionar a variação diurna da temperatura com o movimento de rotação da Terra.

d) Relacionar o ângulo de incidência dos raios solares com a espessura da atmosfera a atravessar e com a superfície de incidência.

3. Sobre a variação anual da temperatura (pág. 88):

a) Descrever a variação anual da temperatura em lugares do hemisfério norte e do hemisfério sul.

b) Reconhecer as noções de temperatura média mensal e anual, e amplitude térmica mensal e anual.

c) Relacionar a variação anual da temperatura com o movimento de translação da Terra, enfatizando os solstícios de junho e dezembro e os equinócios de marco e setembro.

4. Sobre a variação da temperatura com a latitude (pág. 89):

a) Relacionar os círculos menores de referência com as zonas climáticas terrestres, identificando-as: zona quente ou intertropical; zonas temperadas dos hemisférios norte e sul e zonas frias dos hemisférios norte e sul.

b) Interpretar a distribuição das temperaturas médias à superfície da Terra a partir da leitura de mapas de isotérmicas.

c) Explicar os principais fatores que influenciam a variação espacial da temperatura.